Notícias


Conferência Livre de Comunicação em Saúde discute ações de defesa ao SUS

A Conferência Livre de Comunicação em Saúde, que teve como tema Saúde das Mulheres e Democracia, aconteceu na sexta-feira, dia 7, na Escola de Enfermagem da UFRGS. Realizado no Dia Mundial da Saúde e Dia Nacional dos Jornalistas, o evento reuniu quase 150 pessoas e teve como principal ponto de discussão a formação de uma rede de ações de comunicação para a defesa do SUS.

 

“O SUS está ameaçado no atual governo. Estamos fazendo uma contraposição ao discurso negativo da mídia hegemônica”, destacou a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM/Poa), Vera Daisy Barcellos, na mesa de abertura.

 

“Estamos vendo ataques às políticas públicas, entre elas o Sistema Único de Saúde”, afirmou o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS), Estêvão Finger. Segundo ele, os profissionais da saúde têm o dever de dialogar com a sociedade e procurar os veículos de comunicação alternativos para mostrar o lado positivo e necessário do SUS, já que a grande maioria da população é pautada pela mídia tradicional, que tem interesse na privatização da saúde.

 

Além de Vera Daisy e Finger, participaram da abertura do evento a diretora da Escola de Enfermagem, Gisela Maria Souto de Moura; a representante da Federação dos Trabalhadores em Saúde, Margarete Resmini; e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS (SINDJORS), Milton Simas. “Foi um trabalho intenso nos últimos dias, que demonstrou unidade dos movimentos sociais”, reforçou Simas, sobre a organização da conferência.

 

Presidente do SINDJORS, Milton Simas, discursou na abertura Foto: Douglas Roehrs / SINDJORS

 

As palestrantes da tarde foram Neusa Heizelmann, enfermeira do Coletivo Feminino Plural; Cristiane Famer Rocha, docente na Escola de Enfermagem da UFRGS; Nelci Dias da Silva, enfermeira e conselheira do Coren-RS; Mariana Sales, jornalista de Salvador; Renata Pekelman, médica do Grupo Hospitalar Conceição; Inara Claro, jornalista da Feessers; Gilmara Gil, jornalista da Sociedade Brasileira de Coluna; e Neusa Ribeiro, jornalista e docente da Feevale.

 

A partir deste evento, surgiram encaminhamentos para a I Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, que está sendo chamada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para ocorrer entre os dias 18 a 20 de abril, em Brasília, no Distrito Federal.

 

Entidades apoiadoras da edição gaúcha

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS), através do seu Núcleo de Gênero e Diversidade; Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM/POA); Observatório da Violência Obstétrica no Brasil (projeto de extensão da UFRGS); Regional da Rede Feminista de Saúde; Sempre Mulher Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais Regional RS; Coletivo Feminino Plural; Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS); Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS); e Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (FEESSERS).

 

Imprensa / Sindjors

Publicada em 11/04/2017 16:37


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.