O jornalista e professor cubano Santiago Feliú participará de debate promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS), no dia 5 de junho. A atividade, que vai abordar a atuação da imprensa no Brasil e em Cuba e terá participação dos jornalistas gaúchos Moisés Mendes e Celso Schröder, começa às 20h, na sede do SindBancários (Rua General Câmara, 424), entidade apoiadora.
O evento integra uma agenda intensa com Feliú, que estará de 1º a 7 de junho em Porto Alegre, a partir de uma iniciativa da Associação Cultural José Marti e do Coletivo de Jornalistas Brasileiros Amigos de Cuba.
Entre outras atividades, o cubano vem ao Rio Grande do Sul para o lançamento do livro Canto Épico a la Ternura – uma homenagem a Che Guevara nestes 50 anos do seu assassinato na Bolívia –, no Centro Cultural Érico Veríssimo, dia 6 de junho, a partir das 19h. Com 285 páginas, a obra tem 158 canções, de 100 compositores de 17 países, compostas e interpretadas após a morte do guerrilheiro.
Sobre o autor
Santiago Feliú trabalha na Revista Tricontinental – órgão oficial da Organização de Solidariedade dos Povos da África, Ásia e América Latina (OSPAAAL). Como repórter, fez parte do grupo de imprensa de Fidel Castro em suas viagens. É graduado no Instituto Pedagógico Enrique José Varona, com ênfase em História e Marxismo, com pós-graduação e mestrado em Movimiento Obrero Internacional.
Em 1995, recebeu o Prêmio Iberoamericano de Ética, pela investigação jornalística sobre Che Guevara. Foi selecionado, em 2010, para fazer parte da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC). É autor das obras Latinoamérica le Canta al Che Guevara e Nacieron al Mundo.
Imprensa / Sindjors