O livro Poemas Colhidos, que reúne parte da produção do poeta Ernesto Wayne, tem lançamento marcado para a próxima terça-feira, dia 27, na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé. A publicação integra as atividades que marcam os 20 anos de falecimento de um dos expoentes do Grupo de Bagé, movimento artístico que reuniu artistas e intelectuais como os pintores Glauco Rodrigues e Carlos Scliar. A publicação foi organizada pelas jornalistas Naira Wayne Perdomo e Sabrina Lehmann, que se debruçaram sobre a ampla produção deixada pelo autor e selecionaram 44 poemas, muitos inéditos.
“Entendemos os poemas que integram a obra como peças de um mosaico apresentadas ao público para que, esperamos, componham a ampla personalidade artística do poeta”, pondera Naira, que é filha do homenageado falecido em 17 de junho de 1997 em Bagé, onde residia e atuava como professor em escolas do município e das Faculdades Unidas de Bagé (FunBa), hoje Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Ernesto Wayne é reconhecido como o “poeta de Bagé”, embora a sua produção, com destaque para os sonetos, sua especialidade, circule para além das fronteiras do município.
O lançamento de Poemas Colhidos acontece durante o evento Falando em Ernesto Wayne, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, a Casa de Cultura Pedro Wayne, o Instituto Municipal de Belas Artes e a Biblioteca Pública Dr. Otavio Santos. Além do lançamento do livro, integram a programação a apresentação de sonetos pelos alunos do curso de Letras da Unipampa e do trio Fernando Moreira, Julinho Pimentel e Niandra Lacerda, executando música composta pelo primeiro com base em poema do homenageado.
Imprensa / Sindjors