A reportagem Clonagem de Caminhões, exibida pelo programa Fantástico no dia 11 de dezembro de 2016, conquistou o Grande Prêmio SETCERGS de Jornalismo. A matéria inscrita por Giovani Grizotti, Glaucius Oliveira e Sandro Berzi, da RBS TV, denuncia um esquema criminoso para esquentar carros e caminhões roubados. Para legalizar veículos roubados, os bandidos clonavam os números de chassis de veículos zero quilômetro usando informações a que apenas autoridades deveriam ter acesso. Até caminhões do Exército Brasileiro estavam sendo usados no golpe.
O julgamento dos mais de 30 trabalhos inscritos na 30ª edição do certame promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), ocorreu na tarde dessa terça-feira, 20 de junho, sede da entidade.
A comissão julgadora, formada por representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS), da Associação Riograndense de Imprensa (ARI); da Associação dos Repórteres Fotográficos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS), do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e do SETCERGS, escolheu ainda os primeiros lugares nas categorias Fotografia, Jornal/Revista, Rádio e Televisão.
- 1º Lugar Categoria Fotografia – Duplicação em Marcha Lenta – Tadeu Vilani – Zero Hora
- 1º Lugar Categoria Jornal/Revista – Série BR -116 : Duplicação Urgente – Débora Ely Silveira – Zero Hora
- 1º Lugar Categoria Rádio – RS – 118: dez anos de duplicação inacabada – Cid Martins e Jocimar Farina – Rádio Gaúcha
- 1º Lugar Categoria Televisão – Situação das estradas aumenta 25% o custo de manutenção dos caminhões – Andrei Rossetto – SBT RS
A solenidade de entrega dos prêmios aos jornalistas agraciados será às 19 horas da próxima terça-feira, 27 de junho, durante a 19ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, no Centro de Eventos da FIERGS.
Imprensa / Sindjors