O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) repudia as manifestações agressivas sofridas pela repórter Vitória Famer, da Rádio Guaíba, e pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa).
Os ataques ocorreram após o ato público em frente ao Paço Municipal, no centro de Porto Alegre, na manhã de quarta-feira, dia 21 de junho, quando integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) entraram em confronto com servidores.
O ato acabou em confusão entre o youtuber do canal MamãeFalei e integrante do MBL, Arthur Moledo Do Val, dois supostos seguranças dele e municipários que protestavam contra o parcelamento de salários e o possível aumento da alíquota de contribuição à Previdência, discutido na Câmara de Vereadores.
Vitória Famer, encarregada de apurar o ocorrido, posteriormente recebeu mensagem privada do Facebook sendo chamada de “cagona” e “vagabunda”. A hostilidade também recaiu sobre o Simpa, que recebeu mensagens agressivas públicas na rede social.
Em um momento de retrocessos históricos que vivemos, no qual o clima de ódio e insegurança é crescente, o SINJDJORS presta solidariedade à profissional de comunicação, que cumpriu o dever do seu trabalho, e à entidade de classe dos funcionários da Capital, que luta contra a precarização do emprego.
Imprensa / Sindjors