Notícias


Empresas que não pagaram retroativos estão sujeitas à multa

Desde a homologação do acordo coletivo de 2013, alguns colegas do interior têm feito contato com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) comunicando ainda não ter recebido o valor correspondente ao aumento e ao retroativo. De acordo com as informações recebidas, os setores de Recursos Humanos ou Departamento de Pessoal das empresas que ainda não concederam o reajuste informam que o motivo da demora é a falta de comunicação por parte do nosso sindicato.
 
Por este motivo, o SINDJORS esclarece que este comunicado é feito pela patronal às empresas associadas ao Sindicato de Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do RS e ao Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no RS a partir da homologação do acordo coletivo, que aconteceu no dia 16 de abril. Caso a empresa descumprir qualquer cláusula do acordo, a cláusula 45ª prevê o seguinte:
 
“É estabelecida a multa equivalente a 1 (um) salário-piso da categoria em caso de descumprimento de qualquer cláusula do presente acordo, revertendo aquela em favor da parte prejudicada. A presente multa não se aplica em relação às cláusulas para as quais a CLT já estabelece penalidade.”
 
O SINDJORS reitera que está a disposição para esclarecimentos. Os colegas que ainda não receberam o retroativo podem fazer contato e denunciar a situação. O nome do profissional será mantido em sigilo e o caso repassado às autoridades competentes.
 
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 24/06/2014 19:54


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.