No Dia Nacional da Mulher Negra Tereza de Benguela e da Mulher Afrolatinoamericana e Caribenha, o Rio Grande do Sul marcou sua posição rumo à Marcha das Mulheres Negras 2015 contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver. A atividade, realizada em Porto Alegre ao longo desta sexta-feira, dia 25, reuniu diversas pessoas que acompanharam palestras, oficinas e debates sobre a importância da Marcha, o histórico de luta e resistência, dados sobre a situação social, a importância de políticas públicas que garantam os direitos das mulheres negras, entre outros temas.
A organização das atividades em Porto Alegre contou com as seguintes entidades: Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras e Associação Cultural das Mulheres Negras – ACMUN. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul é parceiro do evento.
Sobre a Marcha
Prevista para acontecer em 13 de maio de 2015, Dia Nacional contra o Racismo, em Brasília/DF, a Marcha das Mulheres Negras 2015 será realizada por melhores condições de saúde, educação, emprego e moradia, pelo combate ao extermínio da juventude negra e, também, para denunciar o feminicídio das mulheres, bem como as práticas racistas e sexistas no ambiente de trabalho. As mulheres negras cobrarão um posicionamento do Estado e da sociedade ao enfrentamento dessas mazelas.
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 25/07/2014 21:21