Está acontecendo em Bagé a exposição da 1ª Mostra do Núcleo dos Jornalistas de Imagem do RS. Até o dia 31 de agosto, 60 imagens de fotógrafos e ilustradores gaúchos podem ser vistas no Museu Dom Diogo de Souza (Av. Emilio Guilayn, 759). A abertura do evento foi destaque na imprensa local e estadual nesta semana, recebendo espaço no editorial do jornal Folha do Sul do dia 29 (confira o texto abaixo).
Durante o período de exposição da Mostra, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) e a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizarão o encontro Jornalismo em Debate. A atividade será no dia 6 de agosto, a partir das 19h, no Auditório do Museu Dom Diogo de Souza, com a participação do presidente do Sindicato, Milton Simas; do professor de fotojornalismo da PUCRS Elson Sempé Pedroso, também diretor da entidade; e do coordenador do Núcleo Luiz Ávila.
A realização da Mostra conta com o apoio cultural da Prefeitura de Porto Alegre, Go Image, Cena Um, Instituto Latinoamérica, daMAya Espaço Cultural, Verdeperto Comunicação, Associação Riograndense de Imprensa, ANS Gráfica e Museu Dom Diogo de Souza. Participantes: Léo Guerreiro; Sandra Genro; Daniel de Andrade Simões; Fernando Kluwe Dias; Vasco Ribeiro; Roberto Vinícius; Otávio Teixeira; Marco Couto; Jorge Leão; Eneida Serrano; Luiz E. Achutti; Alfonso Abraham; Claudia Cândido; Leonardo Accurso; Ricardo Stricher; Elson Sempé Pedroso; Robinson Estrásulas; Fernanda Bigio Davoglio; Marcelo G Ribeiro; Luiz Avila; Tadeu Vilani; Vinícius Roratto; Julio Pimentel; Pedro Revillion; Gilberto Perin; Bebeto Alves; Wladymir Ungaretti; Ronny Blas; Andrea Pires; Antonio Pacheco; Wesley Santos; Elder Filho; Ireno Jardim; Gabriela Di Bella; Luiz Abreu; Amaro Abreu; Cristiano Sant´Anna; Camila Domingues; Fernando Gomes; Eduardo Tavares; Ana Paula Aprato; Eduardo Seidl; Marcelo Bertani; Manuella Brandolff; Arfio Mazzei; Bruno Alencastro; Flavio Dutra; Nilton Santolin; Mauro Schaefer; Vera Rotta; Santiago; Carlos Carvalho; Sérgio Saraiva; Valdir Friolin; Henrique Valle; Emílio Pedroso; Ricardo Rímoli; Adolfo Gerchmann; Mirele Pacheco; e Rogério Amaral Ribeiro.
Editorial – Glauber pereira – Editor geral do jornal Folha do Sul
Reportagem fotográfica
Há muito se discute se a vida imita a arte. Tomemos por vida o contexto da realidade diária, o cotidiano acompanhado permanentemente por equipes de repórteres, fotógrafos e demais membros da fantástica cadeia da produção noticiosa e teremos o esforço para representar um determinado fenômeno, fora de sua realidade. Mas quanto o fruto desse trabalho ganha molduras e um espaço específico para representar um espaço específico destinado às exclusivas obras da estética, a realidade está, sim, imitando a arte.
E isso é o que acontece desde a noite de ontem nos agitados salões do Museu Dom Diogo de Souza, já que, além do mosaico de experiências fotográfica de fotojornalismo, passeiam por lá os espectadores do 5º Festival Internacional Música no Pampa. O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul decidiu compartilhar com a comunidade e com os profissionais do setor um conjunto de imagens recolhidas do trabalho diário de repórteres fotográficos a serviço de seus veículos de informação. Cada dia somado na carreira desses profissionais, mais certeza oferece à sociedade de que vão a campo como pesquisadores sociais.
Grande parte das vezes revelam temas desconhecidos, seja por motivo de classe, renda ou gênero. A essas classificações, o domínio do equipamento e da linguagem visual faz somar-se uma simbologia que só a experiência do contato com o fato, com a emoção e com a esperança humana pode amalgamar. A realidade se transforma em arte, desdenhada que é pela intensidade da luz, pela suavidade dos traços ou, ainda, pelo rigor radical de uma boa denúncia. Eis alguns ingredientes deste banquete chamado fotojornalismo.
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 31/07/2014 15:32