Entre os dias 1º e 7 de setembro, será realizada a votação do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul apoia a realização do plebiscito e a proposta de reforma do sistema político. Em Porto Alegre, os jornalistas poderão participar utilizando as urnas disponíveis no Sindicato dos Bancários (Rua General Câmara, 424).
O sistema político brasileiro precisa de uma reforma urgente, que pode Sr viabilizado através da construção de um Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. É preciso que esse plebiscito seja representativo para mudar muitos aspectos da Lei Eleitoral, pois acreditamos que somente com uma Constituinte Exclusiva podemos influenciar deputados e senadores a realizar mudanças duradouras nas regras do jogo da política representativa.
Financiamento público
Uma destas mudanças é o financiamento público de campanhas eleitorais. O modelo atual é de financiamento privado e de uma lógica perniciosa: quanto mais dinheiro um candidato consegue arrecadar, maiores são as suas chances de se eleger. Isso criou um desequilíbrio brutal. Somente nas eleições gerais de 2010, a representação de deputados federais ligados a empresas ficou três vezes maior do que a dos trabalhadores. Dos 513 deputados federais eleitos, 273 são empresários e 91 são parlamentares considerados representantes dos trabalhadores, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
Tão alarmante quanto os valores, é a comprovação de que o dinheiro tem sido preponderante para definir quem se elege. As doações de 105 bancos beneficiaram 230 candidatos em todo o Brasil. Desses, 141 foram eleitos por 16 partidos diferentes. No total, o setor financeiro injetou cerca de R$ 161,8 milhões nas campanhas eleitorais para o Congresso Nacional, o equivalente a 8% do total de R$ 2,11 bilhões financiados por todos os doadores. Ou seja, quase 60% dos candidatos em que os bancos injetam dinheiro se elegem.
10 milhões de votos
A votação, prevista para acontecer na Semana da Pátria e que pretende coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil, trará apenas uma única pergunta: "Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?"
Entidades
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento dos Pequenos Agricultura (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Rede Fora do Eixo, Comitês Populares do Plebiscito, SindBancários.
Fonte: Imprensa SindBancários com informações do SINDJORS
Publicada em 27/08/2014 17:20