Notícias


RBS se explica sobre demissões em audiência no Ministério Público do Trabalho

Na audiência de mediação entre os sindicatos que representam os trabalhadores de empresas de comunicação no Estado, Grupo RBS e Ministério Público do Trabalho, a empresa buscou justificar as demissões ocorridas nos últimos meses, especialmente no início de agosto, quando 130 funcionários foram afastados de suas funções em um único dia. Com a mediação do procurador Ivan Sérgio Camargo dos Santos, o encontro buscou esclarecer as motivações da empresa para o quadro que se observa desde o início do ano.
 
Ivan iniciou a reunião observando que ter funcionários aflitos em relação à manutenção de seus empregos não pode ser desejável por parte do empregador. “Trabalhador e empresa dependem um do outro”, afirmou, destacando que a empresa informar quais as metas pretendidas com os ajustes pode auxiliar para tornar transparente a relação que esta mantém com os trabalhadores.
 
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Milton Simas, o diálogo poderia ter acontecido antes das demissões, lembrando que as entidades de classe haviam procurado a empresa para esclarecer as informações repassadas aos colegas dentro das próprias redações através da “rádio-corredor”. Na ocasião, contudo, a empresa não demonstrou abertura para manter este contato.
 
Em sua explicação, o vice-presidente de Gestão de Pessoas do Grupo RBS, Deli Matsuo, apresentou um relatório com a posição da empresa em relação às demissões. Aos funcionários demitidos no mês de agosto com mais de cinco anos de empresa, Deli expõe que foram amparados com bonificação por tempo de serviço e plano de saúde estendido. Aos mais jovens, alega, a recolocação no mercado de trabalho é mais fácil.
 
Ao término do encontro, o procurador ponderou que empresa e sindicatos assumam o compromisso de dialogar, através de reuniões prévias, onde sejam debatidas as maneiras de realizar o projeto da empresa sem prejudicar os funcionários e o mercado de trabalho. Também participaram o diretor do Sindicato dos Radialistas RS, Silvonei Alex Nunes Benfica; o assessor jurídico do Sindicato dos Jornalistas RS, Antônio Carlos Porto; o diretor de relações sindicais do Grupo RBS, Ary dos Santos; e o advogado da empresa, Claudio Dias de Castro.
 
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 10/09/2014 21:14


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.