O tema é pauta quando se fala em músicas e seus compositores, para tratar de obras literárias ou cinematográficas. Mas o direito autoral na está apenas nas matérias escritas pelos jornalistas. A proximidade do assunto com a realidade dos profissionais de comunicação pode ser observada em casos de reprodução de fotos, vídeos, texto e áudio sem se creditar devidamente a fonte.
Para explicar a importância de se conhecer as regras que norteiam os direitos autorais no Brasil, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promove um encontro, onde a temática será apresentada pelo advogado Gonzaga Adolfo, que pesquisa o assunto desde 1989.
Destinada a profissionais da área da comunicação, a palestra é gratuita e será realizada no dia 30 de outubro, quinta-feira, às 19h, no auditório da Aceg (Rua dos Andradas, 1270/13º andar). Será emitido certificado de participação. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria@jornalistasrs.org ou pelo telefone 3228.8146.
Sobre o palestrante
Gonzaga Adolfo é advogado e Doutor em Direito pela Unisinos(2006). Professor do Curso de Direito da ULBRA Gravataí. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNISC. Membro da Associação Portuguesa de Direito Intelectual - APDI. Sócio da Rede Brasileira Direito e Literatura - RDL. Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS. Articulista. Perito no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em ações de Direitos Intelectuais. Pesquisador na área dos Direitos Autorais desde 1989.
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 19/09/2014 21:03