A Redenção, como é mais conhecido o Parque Farroupilha, é um dos espaços públicos de lazer preferidos dos porto-alegrenses. Frequentador do local, o fotojornalista Fredy Vieira teve a ideia de registrá-lo sob uma perspectiva diferente, através de uma série de fotos feitas em infravermelho, que tem um comprimento de onda abaixo do vermelho do espectro eletromagnético da luz visível – ou seja, imperceptível ao olho humano.
A técnica consiste na utilização de um filtro ótico que bloqueia a luz visível, deixando passar apenas a radiação infravermelha para o sensor ou filme da câmera fotográfica. A série de imagens será exibida no Café do Porto da Padre Chagas, em na exposição “Redenção – A luz invisível”, que abre nesta terça-feira, 28 de outubro, e fica em cartaz até 10 de novembro. São 16 fotos no formato 20cm x 30cm, impressas em jato de tinta.
Fotografias retratam luz imperceptível ao olho humano. Foto: Fredy Vieira
Fredy Vieira nasceu em Porto Alegre, em 1976. Cursou jornalismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e é formado no Curso Avançado de Fotografia Digital da ESPM. Atua como repórter fotográfico do Jornal do Comércio e como colaborador das agências FolhaPress, da Folha de São Paulo, e Getty Images. Trabalhou no Jornal O Sul, como fotógrafo da Coluna Paulo Gasparotto, durante nove anos. Em parceria com Ana Paula Aprato, criou 1ª Feira da Fotografia Artística de Porto Alegre. Já participou de exposições individuais e coletivas.
Serviço
Exposição “Redenção – A luz invisível”, fotografias de Fredy Vieira
Local: Café do Porto (Rua Padre Chagas, 293, Moinhos de Vento – Porto Alegre)
Visitação: de 28 de outubro até 10 de novembro de 2014
Horários: de segunda a quarta-feira, das 8h às 22h; quintas, sextas e sábados, das 8h às 23h; domingos, das 10h às 22h
Entrada franca
Fonte: Laura Schirmer Comunicação - Divulgação/SINDJORS
Publicada em 28/10/2014 15:08