Notícias


Sindicato realiza debate sobre jornalismo investigativo na Feira do Livro

Por ter como patrono o escritor e jornalista Airton Ortiz, a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre irá oferecer ao público palestras e oficinas sobre a comunicação. Uma destas promoções é do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, que mediará um encontro entre a jornalista canadense Isabel Vincent e profissionais gaúchos. A atividade será no dia 10 de novembro, segunda-feira, às 18h, na Sala das Nações (área internacional). Considerada um dos destaques da programação da feira, Isabel vem a Porto Alegre como uma das pessoas convidadas por ser do país homenageado pela Feira deste ano, o Canadá. Morando em Nova Iorque, ela atualmente é repórter investigativa para o New York Post.
 
A atividade contará também com a participação de profissionais da imprensa gaúcha. André Luiz Pereira, premiado jornalista com experiência em veículos de comunicação do Rio Grande do Sul e outros estados; é pós-graduado em Jornalismo Literário e atualmente trabalha como assessor de imprensa na Assembleia Legislativa do RS. Luciana Kremer, professora de Jornalismo Investigativo da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e do Centro Universitário Metodista (IPA) e Mestre em Ciências Sociais; atuou como repórter de televisão e desenvolveu trabalhos investigativos. José Antônio Silva, escritor e roteirista; atuou em publicações de Porto Alegre e São Paulo; tem cinco livros publicados e participação em outras obras coletivas; hoje trabalha como assessor de imprensa no Governo do Estado do RS.
 
Trabalho no Brasil
 
Muitas das histórias contadas por Isabel Vincent levaram a investigações Estaduais e Federais, como a censura de um congressista norte-americano em 2010 e a prisão de dois senadores do estado de Nova Iorque. De 1991 a 1995, Isabel trabalhou no Rio de Janeiro como editora-chefe da sucursal da Revista América Latina. Durante este período, ficou entre os finalistas do Prêmio Nacional de Jornais pela cobertura da guerra contra os traficantes de drogas nas favelas cariocas. Em 1993 foi premiada com uma citação da Associação de Imprensa Interamericana pela cobertura jornalística do grupo guerrilheiro Sendero Luminoso, no Peru.
 
É autora de quatro livros, entre eles o polêmico Gilded Lily: Lily Safra, a Formação de uma das Viúvas mais Ricas do Mundo (Harper, 2010), e Uma Questão de Justiça (Editora Record, 1995), onde documentou o sequestro de Abílio Diniz, em 1989. Seu relato sobre o caso lhe rendeu o Prêmio de Jornalismo Investigativo da Associação Canadense de Jornalistas. Ela também ganhou o prêmio Jewish Book Award for Bodies and Souls sobre o tráfico de pessoas no Brasil e Argentina e recebeu uma indicação para o prêmio Pulitzer.
 
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 03/11/2014 17:54


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.