Notícias


Sindicato denuncia práticas ilegais da RBS para Superintendência Regional do Trabalho e Emprego

Nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS), Milton Simas, protocolou denúncia junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado contra o Grupo RBS de comunicação.
 
No ofício são informadas as situações de demissões imotivadas e terceirização do trabalho de jornalistas, que são coagidos a pedir desligamento da sua função e passam a prestar serviço como Pessoa Jurídica, prejudicando as relações trabalhistas.
 
“O grupo tem promovido uma série de demissões em seus quadros desde o início do ano. Alguns colegas foram convencidos a se tonarem pessoa jurídica, mas seguem cumprindo jornada como se ainda fossem empregados”, afirma o presidente Simas. “O sindicato não é contrário ao trabalho como pessoa jurídica, mas é contra o artifício utilizado pelas empresas para burlar os direitos trabalhistas e precarizar o trabalho do jornalista”, conclui.
 
Em agosto, a entidade sindical já havia tratado do tema quando, através de representação junto ao Ministério Público do Trabalho, se manifestou contrário às arbitrárias demissões praticadas pelo grupo. Uma manifestação organizada pelo SINDJORS reuniu profissionais em frente à sede da empresa para alertar a sociedade sobre descaso com o trabalho dos jornalistas.
 
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 04/12/2014 16:59


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.