A nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) de Porto Alegre tomou posse na manhã desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal. A presidenta do órgão, eleita em abril deste ano, é Vera Daisy Barcellos, segunda vice-presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul.
Em sua fala, a representante de movimentos de luta pelos direitos das mulheres saúda a presença de companheiras de luta por uma comunicação pública e inclusiva. “Enquanto conselho estamos lutando por políticas públicas permanentes, com previsão orçamentária”, destaca a dirigente, que convidou a sociedade civil a participar do Comdim, falando da importância do seu permanente fortalecimento.
Foto: Jorge Correa / SINDJORS
.jpg)
Vera Daisy aproveitou seu primeiro pronunciamento oficial como presidenta do Condim para repudiar a fala do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) contra a colega de parlamento e ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário (PT-RS). “Quando uma mulher é agredida, física ou verbalmente, todas as mulheres, em suas diversidades, são agredidas também. Os preconceitos sofridos pelas mulheres se constituem no motivo da nossa luta.”
O prefeito José Fortunati destacou a realização da posse do Conselho no Dia Internacional dos Direitos Humanos e salientou que esta é uma luta permanente. “Porto Alegre, ao longo de sua história, tem tido muitas conquistas quando se fala em políticas públicas para as mulheres” lembra. O prefeito lamentou a triste coincidência de o Conselho estar sendo empossado um dia após o país testemunhar o episódio na Câmara Federal, e somou-se ao repúdio praticado por Vera Daisy. “Ele usou um espaço nobre para atacar não apenas uma, mas todas as mulheres brasileiras. Isto prova que ainda há muito que ser conquistado”, conclui.
Também acompanhou o evento a secretária-adjunta das Mulheres, Waleska Vasconcellos, o secretário interino de Governança, Carlos Siegle de Souza, a representante do Ministério do Trabalho, Leonor da Costa, a presidente da Federação das Mulheres Gaúchas (FMG), Adriana Damasceno, a titular da Secretaria de Políticas Para as Mulheres no RS, Ariane Leitão, e o representante da Câmara de Vereadores, Delegado Cleiton.
Comdim
O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) é um órgão de caráter permanente, com competência propositiva, consultiva, fiscalizadora, normativa e deliberativa em relação a matérias pertinentes aos Direitos das Mulheres. Instituído em 1995, o Conselho é constituído por sete integrantes do governo e 14 de órgãos e entidades não-governamentais. A nova direção ficará até 2016.
Nova diretoria
Presidente – Vera Daisy Barcellos Costa;
Primeira vice-presidente – Cristina Correia;
Primeira secretária – Tânia Maria de Paula Feijó;
Secretária adjunta – Maria da Graça Gomes Paiva;
Suplente – Márcia Sigal;
Primeira tesoureira do executivo municipal – Izane Mathos;
Titular – Lúcia Maria Goulart;
Suplente da Secretaria Municipal de Cultura – Tânia Regina Freitas;
Titular – Maria Couto Coelho;
Suplente da Secretaria Municipal da Saúde – Circe Ottonelli PIthan;
Titular – Ana Paula Werlang;
Suplente da Fasc – Cátia Lara Martins;
Titular – Simone Balsamo;
Suplente da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio – Loremar dos Santos Michel Thing;
Titular – Fernanda Beatris da Silva;
Suplente da Secretaria Municipal da Segurança Pública – Elisa Miyuki Orita.
Titular – Waleska Rpsa Vasconcellos;
Suplente da Secretaria Adjunta da Mulher – Carise Alessandra Besson.
Representantes da sociedade civil:
Maria da Graça Cunha, do Movimento Nacional de Mulheres Marlene Martini Carneiro;
Lea Epping, do Coletivo Feminino Plural;
Any Moraes, da Secretaria Municipal da Mulher do Partido dos Trabalhadores;
Doris Macedo, da Associação Cultural e Beneficente Ilê Mulher; Eloa Muniz, do Feminal Mulher;
Maria de Lourdes Oliveira Peixoto, da Associação das Promotoras Legais Populares;
Adriana Damasceno da Rocha Lucas, da Federação das Mulheres Gaúchas;
Fátima Soares, da Federação da Alimentação do Rio Grande do Sul;
Cláudia Cristina Gatto, do Imama;
Elis Regina Vargas, da União de Negros pela Igualdade.
Fonte: Imprensa/SINDJORS, com informações da Assessoria de Comunicação da PMPA
Publicada em 10/12/2014 15:23