Notícias


Jornalistas do Paraná lançam campanha de combate ao assédio no jornalismo

A saúde do trabalhador é uma luta histórica em qualquer entidade sindical. E para enfrentar problemas como o assédio moral e sexual nos locais de trabalho, o agredido precisa denunciar.
 
   O Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR) lançou, durante o Seminário Regional Sul de Negociação Coletiva, a cartilha “ASSÉDIO NO JORNALISMO: ajude a combater”. A ideia da cartilha surgiu após os números expostos na “Pesquisa sobre violência contra os jornalistas paranaenses”, divulgado em dezembro de 2014. Ao estudar a saúde do trabalhador, questões importantes vieram à tona, entre elas números sobre o tema assédio.
   O SindijorPR, durante a negociação coletiva 2014, tentou incluir uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho que tratasse do Assédio Moral e Sexual. Porém as empresas de comunicação do Paraná se posicionaram contrários ao novo parágrafo e mais uma das pautas dos trabalhadores foi, de forma intransigente, negada pelos empresários do estado.
   Também no Rio Grande do Sul essa prática é registrada entre jornalistas, tanto em empresas de comunicação quanto nas assessorias de imprensa do setor privado e público. Várias denúncias que chegam até o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) explicitam casos de assédio moral e sexual do Estado.
   Dentro da pesquisa sobre as prioridades da Campanha de Negociação Coletiva 2015, o SINDJORS está uma questão relativa à saúde e condições de trabalho, onde os jornalistas podem se manifestar sobre a intenção de incluir uma cláusula no acordo coletivo sobre o combate ao assédio moral/sexual e propiciar a discussão acerca de metas abusivas. A pesquisa está aberta até dia 23 de março e pode ser respondida acessando AQUI.
   Outra importante iniciativa do SINDJORS para colocar em pauta questões de assédio é uma reunião sobre o trabalho em Assessoria de Imprensa, que será realizada no próximo dia 5 de março, quinta-feira, às 18h30min. O encontro será no auditório da Aceg (Rua dos Andradas, 1270, 13º andar), em frente ao Sindicato.
   A diretoria do Sindicato pretende, na oportunidade, ouvir opiniões e sugestões da categoria sobre negociação salarial, Acordo Coletivo de Trabalho e condições de saúde do trabalhador nas assessorias, bem como relatar as ações que vêm sendo conduzidas em relação às autuações que o Conselho Regional de Relações Públicas (Conrerp) vem praticando a jornalistas que prestam serviços de assessoria de imprensa/assessoria de comunicação.
 
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS com informações de Regis Luís Cardoso do SindijorPR
 
Publicada em 03/03/2015 17:45


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.