O Dia Internacional da Mulher, marco de luta dos movimentos pela igualdade de direitos entre gêneros, será celebrado com atividades descentralizadas em Porto Alegre. No sábado, dia 7, um bate-papo sobre a participação feminina nos movimentos de Rap e Hip Hop será realizado entre 15h e 17h30 no Centro de Capoeira Africanamente (Av. Cristóvão Colombo, 721).
No dia 8, domingo, o encontro é no Parque Farroupilha, a partir das 13h, com a atividade “Vai ter mutirão na Redenção – Dia de luta pela vida das mulheres”, com roda de conversa, feira, intervenções artísticas e a ação “mulher ajuda mulher”. Na segunda-feira, dia 9, a União Brasileira de Mulheres – Seção RS ocupará a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a partir das 14h. As atividades se encerram na terça-feira, dia 10, com a Marcha das Mulheres, que se reúne na Praça da Matriz às 13h.
Diferença salarial nas redações gaúchas
Matéria do Versão dos Jornalistas deste mês, a questão da diferença salarial entre homens e mulheres ainda é uma realidade observada em todos os setores da sociedade. Além dos dados apresentados pela pesquisa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) sobre o perfil destes profissionais, um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que no Rio Grande do Sul essa diferença também existe.
Em 31 de dezembro de 2013, jornalistas mulheres recebiam 85% da remuneração média dos homens. Um avanço em comparação aos dados de 2007, quando o salário delas era ainda menor: 59% do recebido pelos colegas do sexo masculino.
A pesquisa Diferença Salarial entre Homens e Mulheres Jornalistas do Rio Grande do Sul, realizada por Anelise Manganelli, técnica responsável pelo Observatório do Trabalho do Dieese em Porto Alegre, aponta que as redações gaúchas são compostas em maior quantidade por profissionais do sexo feminino (52,2%).
Também o nível de escolaridade delas é maior em relação aos homens, pois 65,6% das mulheres possuem curso superior completo, frente a 53,2% dos homens. Essa constatação, contudo, não acompanha o avanço salarial.
Programação especial no CineBancários
O CineBancários segue a tradição de celebrar o Dia Internacional da Mulher promovendo uma programação especial para a data. Esse ano, a sala de cinema do Sindicato dos Bancários antecipará a pré-estreia do filme "Violette", de Martin Provost, em três sessões exclusivas e com entrada franca no dia 8 de março (domingo), às 15h, 17h.25 e 19h45. O longa entra em cartaz no dia 9 de abril (quinta-feira).
Passando-se em Paris, meados do século XX, Violette (interpretada por Emmanuelle Devos) se vê como uma mulher feia e desinteressante. Porém se por um lado a ausência de autoestima domina a sua vida, por outro a faz refletir sobre as relações entre as pessoas e, em especial, sobre a condição feminina. São essas reflexões que ela passa para o papel. Até que um dia conhece a autora por quem tem a maior admiração: Simone de Beauvoir (Sandrine Kiberlain). Simone elogia a força e interpidez de Violette e a encoraja a desenvolver o talento, não se conter e desafiar todos os limites. No meio dessa relação, elas acabam se envolvendo em vários níveis.
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 06/03/2015 20:16