Notícias


Encontro de mulheres reúne lideranças sindicais

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) participou, entre os dias 27 e 29 de março, em Brasília, Distrito Federal, do 8º Encontro Nacional das Mulheres da CUT, com o tema "Trabalhadores em Luta por Igualdade, Liberdade e Autonomia". Mais de 600 lideranças sindicais CUTistas, representando 23 estados e 15 ramos de atividade econômica do País, debaterão itens como políticas públicas para as mulheres, papel do Estado para as trabalhadoras da cidade, do campo, da floresta, das águas e das marés, democratização da mídia e paridade. A diretora do SINDJORS, Márcia Fernanda Peçanha Martins, delegada escolhida no encontro estadual, no dia 13 de março, foi a representante do segmento da comunicação do Estado.
 
Márcia fez uma intervenção no painel "Democratização do Estado e democratização da comunicação", assunto que já é amplamente pelo SINDJORS, e afirmou que no Brasil a concentração da mídia é preocupante, uma vez que seis famílias controlam 70% da comunicação. Segundo ela, por isso, o debate sobre a democratização da mídia é fundamental, "tanto para romper o monopólio midiático como para auxiliar na luta do feminismo, uma vez que a cultura sexista é reproduzida pelos meios de comunicação social". E defendeu que o fortalecimento da luta das mulheres passa pela democratização da comunicação. "Sem isso, nós, mulheres continuaremos a ser mostradas como submissas, mercadorias em propaganda de cerveja e tratadas como seres inferiores. Não somos nenhum destes estereótipos e lutaremos até o fim pela igualdade", disse. 
 
A abertura do 8º Encontro teve a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que representou a presidente Dilma Rousseff. Ela disse que após sair da prisão, quando foi torturada durante a ditadura, fez duas opções de militância: trabalhar pelas mulheres rurais em Paraíba e entrar na luta pelo feminismo. No final do evento, as delegadas aprovaram, por unanimidade, moção de apoio em defesa da Petrobras, reforma política e democratização da comunicação.
 
Confira abaixo as principais resoluções do 8º Encontro Nacional de Mulheres da CUT
- Sensibilização das direções dos ramos e sindicatos sobre a paridade
- Mapeamento da quantidade de mulheres na CUT
- Cursos de formação para mulheres
- Paridade nas delegações em todos os fóruns da CUT
- Secretarias de Mulheres das Estaduais devem participar da coordenação dos CECUTs
- Formação sobre o tema, para poder viabilizar a discussão de gênero nos sindicatos CUTista – com envolvimento de homens e mulheres
- Lutar por creche nos sindicatos  e nas mesas de negociação
- Pensar uma política de enfretamento contra o assedio moral e sexual no movimento sindical e no trabalho
- Formação sindical – estruturar curso de formação na CUT sobre a luta feminista, abordando a luta das mulheres na CUT, com recorte racial.
- Implementação do Plano Nacional de Saúde Integral da Mulher
 
Texto: Márcia Fernanda Peçanha Martins
Publicada em 31/03/2015 15:43


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.