Será lançado hoje, dia 8, às 18h30, o novo livro do escritor gaúcho Alcy Cheuiche, “O Farol da Solidão”. O evento terá bate-papo com o autor, o deputado Pedro Ruas e o advogado Antônio Carlos Côrtes. O ponto de encontro é a Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1181, 2º piso), em Porto Alegre. Na sequência acontece a sessão de autógrafos.
A obra trata, nas palavras do autor, “de um homem que tenta se isolar de todos, mas a vida vem buscá-lo”. Esse personagem é Carmelo, juiz que, depois da morte da mulher, decide se afastar do convívio humano no Farol da Solidão, no litoral de Mostardas, em 2004. Além disso, o personagem se ressente por acreditar que não consegue se alçar ao cargo de desembargador por ser negro, sendo vítima de preconceito.
Em mais esta obra, Cheuiche aborda questões ligadas a história do país, quando apresenta a trajetória do deputado Carlos Santos como inspiração ao personagem central de sua narrativa. O parlamentar marcou a história ao ser o primeiro negro eleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, comandando o Estado na ausência do governador.
Também é tratada no livro do impasse diplomático entre o Brasil Império e o Reino Unido, no século XIX, devido ao saque realizado pela população local a um navio britânico encalhado na região onde se passa a história de Carmelo.
Alcy Cheuiche tem no currículo obras como Sepé Tiarajú; O mestiço de São Borja; A Guerra dos Farrapos; Ana sem terra; Nos céus de Paris; e João Cândido, o almirante negro, entre outros. O escritor ministra oficinas literárias no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, que neste ano conta com a parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul.
Publicada em 08/04/2015 18:12