Notícias


Assembleia aprova pauta de reivindicações 2015

A campanha de negociação coletiva 2015 do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) já está em andamento. No sábado, dia 25 de abril, os colegas que participaram da assembleia geral da categoria ajudaram a construir a pauta de reivindicações, que foi aprovada e será entregue ao sindicato patronal na quinta-feira, dia 30, às 11h.
 
Na atividade, os jornalistas puderam acompanhar a uma apresentação do Supervisor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ricardo Franzoi, com orientações sobre o cenário econômico do momento.
 
A presença do Dieese teve como objetivo de oferecer informações estratégicas que possam ser utilizadas como argumentos para a campanha e na mesa de negociações.
 
Na sequência, o advogado trabalhista Antônio Carlos Porto, assessor do Sindicato, utilizou o espaço para esclarecer uma dúvida recorrente da categoria em relação ao ajuizamento do acordo coletivo. Para que esta prática seja viável, é preciso ter a concordância de ambas as partes e, portanto, levar para a Justiça sem a anuência da patronal tende a apenas estender a negociação.
 
Pauta de reivindicações
Neste ano, a pauta de reivindicações é composta de 12 itens, com a proposta de ser mais objetiva em relação às principais demandas da categoria. Também existe o interesse de alterar a data-base para maio, mês do trabalhador.
 
Entre os pontos de destaque da nova pauta estão a exigência de vale-refeição de R$25,00 e a implantação do vale-cultura por parte das empresas. Ambos os itens foram os mais votados na pesquisa realizada junto aos colegas no início do ano. 
 
Para destacar a importância do vale-cultura para a categoria, o SINDJORS realiza nesta terça-feira, dia 28, uma palestra com a chefe da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Moraes, que irá esclarecer o funcionamento do benefício e apresentar argumentos a serem apresentados na negociação com as empresas de comunicação.
 
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 27/04/2015 18:50


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.