O encontro será realizado no auditório Ana Terra, da Câmara de Vereadores (foto:Elson Sempé Pedroso/CMPA)
A preocupação com uma imprensa que contemple, com suas pautas, a diversidade existente na sociedade e o debate de como os profissionais podem contribuir para um efetivo estado democrático definem a 36ª edição do Congresso Estadual de Jornalistas marcada para os dias 7 e 8 de março, em Porto Alegre. O evento, que tem como tema geral “O Jornalismo, o Jornalista e a Democracia” será realizado no auditório Ana Terra, da Câmara de Vereadores, e é aberto para jornalistas, universitários, assessores de imprensa, professores e demais interessados.
Com abertura prevista para as 19h, o primeiro dia do Congresso terá a conferência do jornalista carioca Mário Magalhães abordando “O papel do jornalista na construção de uma imprensa plural”. O conferencista é autor da biografia “Marighella - O guerrilheiro que incendiou o mundo”, vencedor do Prêmio Jabuti de literatura, e reúne em seu currículo mais de 20 prêmios e menções honrosas no Brasil e no exterior, entre eles: Every Human Has Rights Media Awards, Lorenzo Natali Prize, Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e Anistia, Grande Prêmio Esso de Jornalismo, entre outros.
A programação do sábado, 8 de março, será aberta, às 9h, com motivações e reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher que pautam o painel “Gênero e responsabilidade social da imprensa”. A temática será apresentada pela jornalista e cientista política Telia Negrão, da ONG Coletivo Feminino Plural que dividirá a mesa com a jornalista Mari Martinez, militante da Marcha Mundial das Mulheres de Porto Alegre.
O segundo momento da manhã está reservado para o painel “50 anos do golpe de 1964: liberdade de expressão x censura”. Os palestrantes serão Rafael Guimaraens, jornalista, escritor e integrante da Comissão da Verdade do SindiJor/RS e o jornalista Sérgio Bueno, correspondente do jornal Valor Econômico no Rio Grande do Sul. A medição será de Jorge Correa, jornalista, diretor do SindiJor/RS e historiador.
Na parte da tarde, durante a plenária, serão debatidas as teses e escolhidos os delegados para o 36º Congresso Nacional de Jornalistas que será realizado entre os dias 2 e 6 de abril em Maceió, Alagoas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas via o e-mail sindjors@jornalistasrs.org. O investimento é de R$ 20 para não sindicalizados. Estudantes e sócios em dia estão isentos.
DIA 7 DE MARÇO | DIA 8 DE MARÇO |
18h – Credenciamento | 9h - Gênero e a responsabilidade social da Imprensa |
19h30 – Abertura | 10h - Coffee-break |
20h - Conferência “O papel do jornalista na construção de uma Imprensa Plural”, com o jornalista Mário Magalhães. | 10h30 - “50 anos do golpe de 1964: liberdade de expressão x censura” |
14h - Plenária de apresentação de teses e eleição de delegados para o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas |