A segunda reunião de jornalistas em busca de recolocação no mercado de trabalho foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 26, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS). Na pauta do encontro esteve o encaminhamento das demandas do grupo à diretoria da entidade.
O pedido pela criação de um banco de currículos está sendo efetivado pelo sindicato, que já possui esta ferramenta em sua página na internet e irá reativá-la para atender as necessidades dos colegas. Assim que estiver atualizado, o banco poderá ser usado pelas empresas para divulgar oportunidades de trabalho e na busca por jornalistas. Os mesmos poderão acessar a página na busca por vagas e divulgação do seu perfil profissional.
A diretoria também sinalizou com a possibilidade de se implantar o fundo de solidariedade, através do qual se crie uma reserva financeira a partir da contribuição de jornalistas que estejam empregados e que possa ser utilizada para financiar a produção de conteúdos e projetos de profissionais que se encontram sem emprego. Para isso, ficou definido que o grupo irá formular critérios que possam ser adotados para a arrecadação e distribuição dos valores.
Uma conta corrente em nome do Sindicato dos Jornalistas será utilizada exclusivamente para este fim. Na ocasião, o presidente do SINDJORS, Milton Simas, realizou a primeira contribuição para o fundo. Além disso, alternativas como autorização de desconto em folha e arrecadação junto a outros financiadores serão debatidas com a categoria.
A pedido dos jornalistas serão realizados pelo Sindicato cursos de qualificação e atualização para as novas ferramentas de trabalho sem custos para estes profissionais. A proposta é reunir grupos que possam participar de aulas com temas sugeridos pelos próprios colegas a partir das principais dificuldades que eles identificam na busca por uma colocação no mercado de trabalho. As inscrições para a primeira turma serão abertas nos próximos dias.
O grupo pretende se reunir regularmente. Os próximos encontros ainda não foram agendados e serão divulgados com antecedência pelo Sindicato dos Jornalistas.
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 26/08/2015 19:06