O auditório lotado nos dois dias do evento comprova o sucesso do 1º Fórum Gaúcho de Assessoria de Imprensa para o Setor Público. Realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em Porto Alegre, o Fórum apresentou palestrantes de renome nacional ao público formado por mais de 80 pessoas presentes no auditório do City Hotel, em Porto Alegre. Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Milton Simas, a significativa participação dos colegas de assessoria demonstra a importância desta área de atuação em nosso estado.
No primeiro dia de atividades, os jornalistas Thiago Ribeiro e Pedro Osório dividiram o painel “Um novo olhar sobre as assessorias de imprensa no setor público”. Em sua explanação, Ribeiro apresentou as experiências “DataPoa” e “Poa Digital”, que coordena junto a administração municipal de Porto Alegre. “Desafio para os assessores de imprensa atuais é pensar fora da caixa", defende. Osório, que já ocupou o posto de presidente da Fundação Cultural Piratini e é professor na Faculdade de Comunicação da Unisinos, destaca que “quando falamos em comunicação pública devemos pensar em humanizar as relações sociais”.
No painel “E na Prática, como é?” Marlise Brenol e Gustavo Azevedo falaram das técnicas aplicadas na rotina do comunicador público. "Assessoria é um canal de comunicação direito, assim como os veículos", identifica Marlise. "Criar união de equipe é um esforço campal, mas extremamente necessário", defende Azevedo, destacando que o objetivo do trabalho do assessor de imprensa é informar o cidadão.

A sexta-feira encerrou com o painel “Implicações jurídicas em tempos digitais”, com a advogada Graziela Marioti e o jornalista e sociólogo Marcos Rolim. "A gente tem que pensar muito bem antes de falar. A responsabilização é o melhor caminho, junto com o bom senso", alerta Graziela sobre a atividade do comunicador. Para Rolim, é preciso trabalhar para "resgatar a confiança do público pelas instituições".
A manhã do sábado, dia 12, contou mais uma vez com a sala cheia para acompanhar as palestras do segundo dia de Fórum. No início do dia, Antônio Carlos Porto, assessor jurídico do Sindicato dos Jornalistas, falou sobre as implicações legais do trabalho de jornalista em órgão público, além de explanar as diferenças do regime celetista e estatutário, no painel “Assessoria de imprensa como prerrogativa exclusiva dos jornalistas”.
Na sequência, os jornalistas Carlos Scomazzon, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, e Rodrigo Muzell, editor no jornal Zero Hora, falaram sobre “Tecnologia e Credibilidade nas duas pontas do fluxo da informação”. Por sua experiência no setor público, Scomazzon acredita que o maior desafio do comunicador é “o convencimento do gestor de que a comunicação deve ocupar lugar estratégico na instituição”. Para Muzell, a formação dos novos profissionais deveria ser mais ampla e diversificada. “Sempre que se troca experiência tem muito o que aprender”, completa.
Já no início da tarde, contando ainda com a presença de todo o público inscrito no evento, o social mídia Marcel Bely, publicitário responsável pela criação do perfil da Prefeitura de Curitiba no facebook, uma das principais páginas institucionais na rede, compartilhou com o público a experiência de se relacionar com o público através de uma nova ferramenta.
Bely destaca como um dos diferenciais do trabalho realizado o fato de ser desenvolvido dentro do próprio setor de comunicação do órgão. “A prefeitura quis ter domínio do que acontecia ali. Eram funcionários públicos vivendo aquele dia a dia”, avalia. Ele ainda alerta aos comunicadores que cada canal na internet deve ser usado observando sua finalidade. “As redes sociais são ferramentas de relacionamento”, enfatiza.
Em todos os painéis, o público pode interagir com os palestrantes, fazendo perguntas e provocações pertinentes ao tema apresentado. Também participaram das atividades estudantes de jornalismo, além de colegas de outros estados.
Sobre o evento
O 1º Fórum Gaúcho de Assessoria de Imprensa para o Setor Público é um evento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul realizado em parceria com a Padrinho Agência de conteúdo e com o apoio da Federação das Associações dos Municípios (Famurs).
Eejai
Junto ao Fórum, foi realizado o XX Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Eejai), evento bianual preparatório para o Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Neste ano o evento ocorre em outubro em Fortaleza, no Ceará, que tem como tema "O Jornalista Assessor de Imprensa e a Credibilidade das Informações na Era da Comunicação Digital".
Na plenária do Eejai foram apresentadas as teses dos jornalistas gaúchos a serem levadas ao Encontro Nacional, sendo aprovada uma tese aditiva às teses-guias da Fenaj e uma tese avulsa, além de duas moções. Foram eleitos delegados para o Enjai os jornalistas Bruna Fernanda Suptitz, Dolcimar Luiz da Silva, Elson Sempé Pedroso e Roberto Carlos Dias, além do presidente do SINDJORS, Milton Simas, e do dirigente da entidade José Nunes, que representará a Fenaj.
Fonte: Imprensa/SINDJORS