O professor, escritor e ex–agente de segurança cubana Raul Antonio Capote Fernández participa do debate “Comunicação e a conjuntura política na América Latina”, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. O evento integra o roteiro de Capote no Brasil e será realizada na noite de quarta-feira, dia 28, a partir das 19h, no auditório da Aceg (Andradas, 1270, 13º andar).
O debate contará com a participação do professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS, Adão Clóvis Martins de Souza, e do jornalista e mestre em História pela PUCRS Nilson Mariano. A entrada é franca. Através da Associação Cultural José Martí/RS, Capote participa também de atividades em Universidades gaúchas e da Feira do Livro de Porto Alegre.
Raul Capote é membro da União de Historiadores de Cuba e da Sociedade Cultural José Martí. Servidor do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), é Licenciado em Artes e Master em Relações Internacionais, professor auxiliar da Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona e autor de vários artigos e dos livros El caballero ilustrado, Juego de Iluminaciones, El adversario e Enemigo.
Capote esclarece o papel que desempenhou como agente duplo, entre Cuba e os Estados Unidos. Conforme explica, a intenção da Central de Inteligência Americana (CIA) era criar um projeto com o objetivo de disseminar em Cuba, principalmente entre os jovens, uma atmosfera contrarrevolucionária. Para a missão, a CIA recrutou jovens cubanos, entre eles Raul Capote.
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 26/10/2015 18:05