Notícias


Livro apresenta sensacionalismo na imprensa gaúcha

   A dissertação de mestrado do jornalista Fábio Rausch inspirou a edição do livro “O jornalismo sensacionalista na imprensa gaúcha” (Educs, 2015). O lançamento será na próxima sexta-feira, dia 13 de novembro, no anfiteatro da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, das 19h às 22h. 
   No dia também será realizado o painel : “A ética e as sensações nas coberturas jornalísticas: o que é mesmo sensacionalismo?”, mediado pelo jornalista Paulo Cancian. Como debatedores, estarão Rausch e os também jornalistas Antonio Hohlfeldt e Márcio Serafini.
   O mestrado em Comunicação Social foi defendido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 50 anos de história da imprensa gaúcha, o autor analisa as coberturas dos jornais Diário de Notícias e Última Hora ao Caso Kliemann (1962); Zero Hora e RS — O Jornal do Jockymann ao Caso Daudt (1988); Correio do Povo e Diário Gaúcho ao Caso Eliseu (2010).
   Rausch propõe formas para codificar o jornalismo sensacionalista, como gênero jornalístico. Verifica alguns elementos, como fait divers (fatos diversos) e estereótipo. Procura fugir do senso comum, pelo qual até jornalistas profissionais, por diversos motivos, chegam a taxar esta ou aquela matéria publicada em veículos de comunicação, como sensacionalista.
   Os recursos de análise, sugeridos por Rausch, permitem constatar, em qualquer texto, a presença, ou não, de componentes sensacionais. Desse modo, o autor demonstra que nenhuma publicação estaria livre de alcançar níveis baixos ou elevados de sensacionalização.
 
O quê: Painel e lançamento do livro: “O jornalismo sensacionalista na imprensa gaúcha” (Educs, 2015);
Quando: 13 de novembro de 2015 (sexta-feira), das 19h às 22h;
Onde: Anfiteatro Vereador Marino Kury (Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, ao lado da Prefeitura, na Rua Alfredo Chaves, 1.323, Bairro Exposição).
 
Publicada em 11/11/2015 17:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.