A Campanha de Negociação Coletiva 2016 do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) teve início em assembleia geral da categoria realizada nesta sexta-feira, dia 20 de maio. No encontro, que ocorreu na no auditório da Aceg, a pauta de reivindicações apresentadas pela entidade foi aprovada por todos os presentes.
A economista Anelise Manganelli, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE-RS), participou da assembleia e apresentou dados do panorama de negociações no estado e no país em 2015 e primeiros meses de 2016. “A mesa de negociação não é tão negativa quanto se vê na mídia. No Rio Grande do Sul, das 72 que mapeamos no período, nenhuma fechou com reajuste abaixo do INPC”.
Após a explanação de Anelise, foi feita a leitura dos itens que serão reivindicados às entidades patronais. Entre os tópicos estão o reajuste da inflação acumulada no período (previsão para junho de 2016: 9,31%), aumento real de 5% e a inclusão de cláusula para definição da data de pagamento para o dia 5 de cada mês, e não mais o quinto dia útil, como praticam algumas empresas.
Além destes e a exemplo do ano passado, seguem sendo bandeira de reivindicação do sindicato o pagamento de vale-refeição, o aumento do período de licença-maternidade de 120 para 180 dias e concessão de vale-cultura.
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 20/05/2016 16:59