Notícias


Ato na Famecos repudia prisão de jornalista

   Esta semana mais um ato em repúdio à prisão do jornalista Matheus Chaparini foi realizado em Porto Alegre. Professores e alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS organizaram a atividade, que contou com a participação de mais de 50 pessoas na noite de terça-feira, dia 28 de junho. No mesmo dia, o senador Paulo Paim (PT-RS) fez um pronunciamento se manifestando sobre a prisão de Chaparini.
   O repórter foi preso durante a ocupação de estudantes ao prédio da Secretaria Estadual da Fazenda. O cineasta independente Kevin Darc também estava trabalhando e foi preso junto com Chaparini. Eles respondem por quatro crimes: corrupção de menores, associação criminosa, esbulho possessório e dano qualificado ao patrimônio público.
   A fim de exigir que casos como o de Chaparini não se repitam, será encaminhado ao governo do Estado um documento de pedido de audiência com o governador. No encerramento do ato, 15 segundos de silêncio foram contabilizados pelo coordenador do curso de Jornalismo da Famecos. “Que seja a última vez que ficamos calados”, acrescentou Fábian Chelkanoff.
   No dia 27 de junho, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) encaminhou pedido de reunião com o secretário de Comunicação do Estado, Cleber Bevegnu. Entramos em contato diariamente cobrando retorno e recebemos como resposta, no fim da tarde de hoje (1º de julho), que o secretário está ciente do nosso pedido, porém a com a agenda atrasada e pouca disponibilidade. Seguimos acompanhando o pedido.
 
Com informações do Jornal Já e Portal Eu Sou Famecos
 
Publicada em 01/07/2016 20:51


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.