Única federação de trabalhadores que realiza eleições diretas, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) terá, de 19 a 21 de julho, eleição para renovar sua direção e a Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas. Paralelamente, vários Sindicatos de Jornalistas também terão eleições para renovação de suas direções.
Todo jornalista sindicalizado pode votar na eleição da FENAJ e do SINDJORS, basta estar em dia com a entidade. Para novos sindicalizados, o Regimento Eleitoral Nacional determina pelo menos três meses de filiação para participar das eleições da FENAJ.
Para a eleição do sindicato gaúcho é observada a regra estatutária específica, a qual prevê que estão aptos a votar jornalistas com no mínimo seis meses de filiação à entidade.
Duas chapas estão inscritas para o processo da FENAJ. São elas a chapa 1 “Sou Fenaj – Em Defesa da Democracia, do Jornalismo e dos Jornalistas” e chapa 2 “Hora de Reagir: Renovar a Fenaj em Defesa dos Jornalistas”.
No SINDJORS, onde a eleição será também nos dias 19, 20 e 21 de julho, estão inscritas a chapa 1 “Orgulho de Ser Jornalista”, presidida por Milton Simas Junior, e a chapa 2 “Coletivo Categoria dos Jornalistas”, presidida por Luiz Armando Vaz.
Fonte: Imprensa/FENAJ
Publicada em 04/07/2016 15:42