Notícias


Sindicato busca posição do Governo sobre prisão de jornalista

   Está marcada para esta quarta-feira, dia 13 de julho, a audiência com o secretário estadual de Comunicação, Cleber Benvegnú, solicitada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS). O encontro será às 15h30 no Palácio Piratini.
   No encontro, o sindicato pretende buscar um posicionamento do Governo do Estado em relação à prisão do jornalista Matheus Chaparini, que realizava a cobertura da ocupação de estudantes no prédio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), no dia 15 de junho deste ano.
   Mesmo após a divulgação de vídeos que mostram Chaparini se identificando como profissional da imprensa, não houve retratação do governo quanto à arbitrária prisão do jornalista.
 
Repórter e estudantes são indiciados
   O delegado Omar Abud, titular da 17ª Delegacia de Polícia, concluiu o inquérito policial que tratava da ocupação da Sefaz. Das 43 pessoas detidas na ocasião, o delegado indiciou dez maiores de idade por quatro crimes: dano qualificado ao patrimônio, resistência, associação criminosa e obstrução ao trabalho.
   Entre os indiciados estão o repórter do Jornal Já Matheus Chaparini, preso enquanto realizava a cobertura, e o cineasta independente Kevin D’arc, que está produzindo um filme sobre as ocupações escolares em vários estados brasileiros.
   O processo tramita na 9º Vara Criminal, a cargo da juíza Cláudia Junqueira Sulzbach e do promotor Luis Felipe Tesheiner. O processo está com vistas ao Ministério Público, que vai analisar as conclusões do inquérito e oferecer ou não a denúncia. Da lista de crimes citados no auto de prisão em flagrante, foram retirados pelo delegado corrupção de menores e esbulho possessório.
 
Com informações do Jornal Já
Publicada em 12/07/2016 15:55


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.