A nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, eleita para o período 2016-2019, tomou posse nesta segunda-feira, 1º de agosto, no auditório da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG). Também assumiram os membros da Comissão de Ética da entidade. O presidente do SINDJORS, Milton Simas Junior, reeleito para o segundo mandato, destacou a importância do pleito – realizado de 19 a 21 de julho –, que contou com a participação de duas chapas. “Nossa reeleição é reflexo do trabalho realizado nos três anos de gestão, onde atendemos aos pleitos da categoria e tivemos participação importante nos movimentos em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores. A entidade é de todos os jornalistas”, destacou.
Para o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e integrante do Conselho Fiscal do Sindicato, Celso Schröder, a direção deu mostras de sua força nas eleições regionais e contribuiu de forma decisiva para o pleito nacional da federação, realizado simultaneamente. Na avaliação do presidente da Comissão Estadual Eleitoral, João Borges de Souza, Simas e sua equipe assumem a entidade em um momento delicado das relações do trabalho, em função das medidas do governo provisório, e precisará dar uma resposta positiva para seus associados. Como ex-presidente do Sindicato, saudou a realização do pleito com duas chapas, o que na sua visão fortalecerá a entidade.
O diretor de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores, Ademir Wiederkehr, disse que o SINDIJORS se destaca pela democratização da Comunicação e na defesa dos direitos. No seu entendimento, o debate promovido antes das eleições foi um dos pontos altos da disputa democrática. Também integrante da Comissão Estadual Eleitoral, Marcia Camarano, destacou a importância da participação das mulheres na direção da entidade e a necessidade de atuar fortemente em áreas normalmente esquecidas, como a da saúde dos trabalhadores. Ao final, o presidente fez o juramento de posse ladeado dos demais dirigentes.
Participaram da posse dirigentes de entidades, como a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e professores universitários, além dos dirigentes e dos conselheiros eleitos. A Chapa 1 – Orgulho de Ser Jornalista foi eleita com 62% dos votos dos jornalistas gaúchos.