Notícias


Sindicato espera arquivamento das acusações a Chaparini

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul saúda a decisão do promotor Alexandre da Silva Loureiro, da Promotoria da Infância e da Juventude, de arquivar as acusações contra os estudantes menores de idade detidos durante a ocupação da Secretaria da Fazenda, no dia 15 de junho. Ao mesmo tempo, a entidade espera que o Ministério Público adote a mesma decisão em relação aos 10 maiores de idades, entre os quais o jornalista Matheus Chaparini, do Jornal Já, e o cineasta independente Kevin D’Arc também presos na ocasião e posteriormente indiciados por quatro crimes: dano qualificado ao patrimônio, resistência, associação criminosa e obstrução do trabalho.
Marcelo Bidone, um dos advogados que cuida do caso de Chaparini em nome do Sindicato, aguarda audiência com o Ministério Público e tem expectativa de que a mesma decisão tomada em relação aos estudantes também se aplique ao repórter. “Tenho convicção de que ele não praticou qualquer crime. Estava no local a trabalho e se identificou aos policiais”, ressalta.
 
ENTENDA O CASO
No dia 15 de junho, um grupo de estudantes ligados ao Comitê das Escolas Independentes ocupou a Secretaria da Fazenda, em uma manifestação. A Brigada Militar entrou no prédio e os retirou com uso de força. Os adolescentes foram conduzidos à Deca (delegacia de menores) pela Brigada Militar. O expediente policial foi enviado pela Polícia Civil ao Ministério Público, que poderia oferecer a denúncia ou arquivar. O promotor decidiu pelo arquivamento. Segundo a advogada Jucemara Beltrame, a decisão é da quarta-feira da semana passada, mas foi levada ao conhecimento aos defensores dos estudantes somente nesta segunda-feira, 1º de agosto.
Publicada em 02/08/2016 17:04


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.