Notícias


Sindjors apura conduta de jornalista do grupo RBS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), reafirmando seu compromisso com a sociedade, acionará a comissão de ética para apurar o caso do jornalista que fez, em programa de rádio, incitação à violência, à intolerância e ao crime, conduta que transgride o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
 
Em discurso, que é apresentado como editorial do programa no qual é um dos apresentadores, o jornalista reforça atitudes contra profissionais formadores de opinião que usam seus espaços para falar contra a Brigada Militar e a polícia, enfatizando que estas pessoas deveriam ser as próximas vítimas. Em determinado momento, o profissional atribui aos “ideais marxistas ultrapassados e comprovadamente falidos” a morte de cidadãos. E ainda afirma que “amigos, parentes e familiares destes que aí estão patrocinando e promovendo um massacre urbano lá de dentro dos seus gabinetes com segurança particular na porta, carro blindado e todo aparato de segurança que eles precisam. Então que sejam vocês as próximas vítimas, seus parentes, seus filhos, seus pais, suas mães. Porque vocês merecem isso”.
 
Conforme o Código de Ética, as possíveis transgressões do comunicador e da empresa em que atua devem ser apuradas, apreciadas e julgadas. Quando a violação também configurar crime, contravenção ou dano à categoria ou à coletividade, recomenda-se o encaminhamento do caso ao Ministério Público.
 
Imprensa / Sindjors
Publicada em 29/08/2016 17:59


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.