Notícias


Debates sobre jornalismo e literatura marcam comemorações dos 74 anos do SINDJORS

Os rumos do jornalismo e da literatura estiveram em pauta nos festejos que marcaram os 74 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS. Quatro debates reuniram jornalistas, escritores, estudantes e editores na Jornada Literária Jornalística, realizada de 21 a 23 de setembro, no auditório da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg-RS).

 

Na primeira noite, Paulo César Teixeira (Nega Lu – Uma Dama de Barba Malfeita) e Cristiano Bastos (Julio Reny: histórias de amor & morte) falaram sobre suas trajetórias e como conciliar os trabalhos de jornalista e escritor. Logo após, ocorreu um bate-papo sobre os desafios do mercado editorial, com a participação de Tito Montenegro, da Arquipélago Editorial, Flávio Ilha, da Editora Diadorim, Gustavo Guertler, da Editora Belas Letras, e Clô Barcellos, da Editora Libretos.

 

“O livro impresso continua resistindo e, pelas estatísticas, deve resistir muito ainda”, enfatizou Ilha.

 

Na quinta-feira, Fabrício Silveira, jornalista e professor da Unisinos, explicou o processo de criação de Guerra Sensorial – Música pop e cultura underground em Manchester. O trabalho foi desenvolvido após o autor ficar um semestre na Inglaterra para sua pesquisa em pós-doutorado.

 

Na última noite, após uma rápida celebração do aniversário do Sindicato, Rafael Guimaraens (O Sargento, o Marechal e o Faquir e Enchente de 41) e Elmar Bones, editor do Jornal Já, discutiram a produção de grandes reportagens e os paralelos entre a época ditatorial e o presente.

 

“Quem participou das atividades saiu satisfeito. Os debates foram de alto nível, sem contar a oportunidade de adquirir grandes títulos com 50% de desconto. Quem não veio, perdeu. Foi um evento novo, mas que apontou muitos caminhos a seguir”, avalia Milton Simas.

 

Compre livros com desconto

 

Durante a Jornada, o Sindjors montou, em sua sede, uma feira do livro, que ficará aberta até a próxima sexta-feira, dia 30, das 9h às 18h. Todos os títulos estão com descontos de 50% para sindicalizados e estudantes e de 20% para o público em geral. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão.

 

Imprensa / Sindjors

Publicada em 26/09/2016 20:02


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.