Notícias


Patronal rejeita proposta e jornalistas pedem reajuste total do INPC

Em encontro realizado na manhã dessa quinta-feira, dia 13, a proposta de 10% de reajuste, dividido em duas parcelas, além do abono, feita pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) em encontro passado, foi rejeitada pela patronal.
 
“As empresas se adequaram quanto aos gastos, mas não têm retorno do mercado”, justificou Renato Guzzo, do Correio do Povo, que estava acompanhado do presidente do SindiRádio, Ari dos Santos. Outros dois dirigentes que deveriam acompanhar as tratativas estavam ausentes - um justificou o mau tempo e outro, o trânsito.
 
Para o presidente do SINDJORS, Milton Simas, “nos últimos anos nós fomos penalizados. Não há como fazer uma defesa desta proposta em assembleia”. Ele estava acompanhado da vice-presidenta Laura Santos Rocha, do assessor jurídico Antônio Carlos Porto e do assessor econômico do Dieese, Ricardo Franzoi.
 
Apesar de não recusar formalmente ou oferecer uma nova proposta, pois não estava com a equipe completa, a patronal sinalizou que manterá a metade do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) do período. Novo encontro foi agendado para sexta-feira, dia 21, às 11h.
 
Em assembleia, jornalistas pedem íntegra da inflação
 
 
No mesmo dia, às 19h, jornalistas se reuniram em assembleia para discutir o andamento das negociações. No auditório da Aceg-RS, Simas relatou como foi o encontro da manhã e Franzoi apresentou a diferença de valores entre a proposta inicial da patronal e a contraproposta do Sindicato.
 
Os jornalistas presentes manifestaram, unanimemente, recusa à proposta de apenas metade do INPC. A próxima assembleia foi marcada para segunda-feira, dia 24, às 19h30. Além disso, foi encaminhada a confecção de informativos para serem distribuídos nas redações.
 
Entenda a negociação de ajuste salarial 2016
 
- No dia 20 de maio, a pauta de reivindicações é apresentada pela entidade e aprovada em assembleia. Entre os itens estão o INPC do período, que é de 9,62%, e aumento real de 5%.
 
- No dia 14 de setembro, durante reunião, a patronal oferece reajuste de metade do INPC.
 
- No dia 27 de setembro, em novo encontro, o SINDJORS faz uma contraproposta de 10% de reposição (5% para outubro e outros 5% para dezembro), além de 20% de abono no salário de outubro (já contando o aumento), que seria uma forma dos jornalistas receberem uma compensação pelo período sem reposição desde a data-base.
 
- Nova reunião é marcada para o dia 21 de outubro.
 
- Nova assembleia é marcada para o dia 24 de outubro.
 
Imprensa / Sindjors
Publicada em 14/10/2016 16:44


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.