Com a iminência da apresentação do conjunto de propostas do governo Sartori à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, dia 22, servidores da TVE e da FM Cultura fazem manifestação na Praça da Matriz. Com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS), do Sindicato dos Radialistas e da CUT-RS, os trabalhadores lutam pela Fundação Piratini, que está na mira do Executivo para ser extinta.
Durante esta segunda-feira e terça-feira, os funcionários se revezam no movimento denominado Ocupa Matriz. Na noite desta quarta-feira, dia 23, o grupo participa de uma assembleia sobre o tema no Sindicato dos Radialistas. Já na quinta, dia 24, integra a reunião do Movimento Unificado dos Servidores, que ocorrerá no CPERS, a partir das 9h.
Além da Fundação Piratini, as mais ameaçadas de extinção são a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), a Fundação de Economia e Estatística (FEE), a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) e a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS).
Imprensa / Sindjors