A cientista política, jornalista e coordenadora do Coletivo Feminino Plural, Telia Negrão, deu uma verdadeira aula na oficina Gênero e sexo: é tudo igual, na noite de quinta-feira, dia 24. Na atividade, que é uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (SINDJORS), através do Núcleo de Gênero e Diversidade, e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM/POA), Telia falou para mais de 15 mulheres e homens sobre a dificuldade de se debater teoria de gênero. “Nos muitos anos que milito nesta agenda feminista, pouco se consegue conviver e conversar sobre o assunto”, afirmou.
“Às vezes, é um jornalista que pede uma entrevista sobre algum assunto específico envolvendo questões de gênero e sexo e depois resume em três linhas tudo o que falei”, refletiu. Telia discorreu sobre feministas conhecidas, como Simone de Beauvoir, Joan Scott, Sandra Harding e Judith Butler, as diferenças entre gênero e sexo e fez um histórico sobre a divisão sexual do trabalho reprodutivo e produtivo.
A oficina é uma das iniciativas do SINDJORS para a campanha dos 16 dias de Ativismo Pela Não Violência Contra as Mulheres. As atividades do Núcleo objetivam criar um espaço de reflexão para a violência de gênero.
Imprensa / Sindjors