Notícias


Conheça os vencedores do 2º Prêmio de Jornalismo da Delegacia Regional da Serra Gaúcha

Os vencedores do 2º Prêmio de Jornalismo, realizado pela Delegacia Regional da Serra Gaúcha, braço institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS), foram anunciados em cerimônia realizada no Restaurante Zanuzi, em Caxias do Sul, no dia 22 de dezembro. Os premiados abordaram a temática O futuro da educação pública, tendo como foco a grave crise vivida pela rede estadual de ensino e as recorrentes ocupações.

 

Os trabalhos enviados passaram por análise de sete jurados: Letícia Duarte (jornalista), Salete Ardele (psicopedagoga), Patrícia Taufer (jornalista), Jeferson Ageitos (jornalista), Juliana Wexel (jornalista), André Machado (jornalista) e Eliana Gaspari Xerri (professora universitária).

 

Roberto Carlos Dias, idealizador do prêmio, fez sua última entrega como delegado regional e anunciou que o prêmio passará a ser de âmbito estadual: “agora como dirigente estadual do sindicato, levarei essa experiência para todo Estado, em redações e universidades, como forma de valorizar o trabalho do profissional jornalista e também dos estudantes”.

 

Em nome da direção estadual do SINDJORS, Márcia Carvalho destacou o papel social do jornalismo: “devemos seguir acreditando no bom jornalismo para transformar a sociedade em um lugar melhor, com igualdade, mais justiça e mais democracia”.

 

O evento também contou com a cerimônia de posse da nova gestão da Delegacia Regional, composta pelos seguintes profissionais: Maurício Concatto (delegado), Kamila Zatti (secretária), Fábio Rausch (tesoureiro) e os apoiadores Vania Marta Espeiorin, Mário André e Marlene Branca Sólio. Os sindicalistas aproveitaram o momento da premiação para criticar a extinção da TVE e da FM Cultura, além das tentativas de acabar com a EBC.

 

Confira a relação dos vencedores do Prêmio de Jornalismo 2016 em cada categoria:

 

Jornalismo Impresso    

1º Lugar - Juliana Bevilaqua, do Jornal Pioneiro, com a reportagem A volta dos estudantes.

2º Lugar - Leandro Galante, do Jornal O Estafeta, com a reportagem Do abandono dos pais ao abandono do Estado.

 

Radiojornalismo

1º Lugar - Ronaldo Velho Bueno, da Rádio São Francisco, com a série de reportagens Retratos da Rede Estadual.

2º Lugar - Leandro Galante, da Rádio 96.1 FM, com a série de reportagem Educação Pública - Vozes do Silêncio Série de Reportagens sobre educação pública.

 

Telejornalismo

1º Lugar - Marcio Schenatto, da TV Caxias - Jornal de Caxias, com a série de reportagem Ocupa Caxias.

2º Lugar - Vania Marta Espeiorin, da TV Câmara Caxias do Sul, com o especial Os reflexos das ocupações nas escolas estaduais de Caxias do Sul.

 

Vídeo

1º Lugar - Rosmeri Teresinha Brogliato, da TV Presença Sinpro Caxias, com a série de vídeos Que escola queremos?.

2º Lugar - Matheus Chaparini, do Jornal Já, com o vídeo BM retira estudantes da Sefaz com spray de pimenta.

 

Web Jornalismo

1º Lugar - Lucas Araldi, do blog Tá na Pauta, com a reportagem Direita da urna, esquerda de luta.

2º Lugar - Matheus Chaparini, do Jornal Já, com a reportagem A primeira noite da ocupação do colégio Emílio Massot.

 

Imprensa / Sindjors

Publicada em 04/01/2017 17:54


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.