O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) venceu, em primeira instância, a ação que movia contra o Hospital de Clínicas de Porto Alegre referente à carga horária dos jornalistas da instituição.
Conforme conclusão da juíza do trabalho Maria Cristina Santos Perez, ficou decidido que os profissionais “tenham reduzidas suas respectivas cargas horárias normais de trabalho para 5h diárias e 30h semanais, com aplicação do divisor de 150 (art. 305 da CLT)”. Além disso, foi determinado “que, nos futuros editais de concurso público destinados à contratação de jornalistas, faça constar expressamente a informação de que, a esses trabalhadores, aplicam-se as regras previstas” na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Apesar da primeira vitória, o SINDJORS, por meio do seu assessor jurídico, Antonio Carlos Porto, entrará com recurso, pois foi prevista a “redução salarial proporcional, desde que mantido o mesmo valor do salário-hora”. O Sindicato lutará para que os jornalistas contratados não tenham diminuição dos seus salários.
Imprensa / Sindjors