O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) realizou, na tarde de quinta-feira, dia 16, a primeira reunião de organização da Conferência Livre de Comunicação em Saúde da Mulher. A atividade é uma iniciativa da entidade em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM/POA), com apoio da Rede Feminista de Saúde, Sempre Mulher, Observatório da Violência Obstétrica pelo Brasil (projeto de extensão da UFRGS) e Coletivo Feminino Plural. Trata-se de um evento que reunirá jornalistas, blogueiros, coletivos de comunicadores, estudantes e conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde.
Os objetivos da conferência são subsidiar as ações do controle social em comunicação em saúde; destacar a agenda positiva do SUS; unificar o conceito de acesso à informação com o direito de acesso à saúde; estabelecer parâmetros de comunicação para comunicadores e militantes em saúde nas diversas plataformas de produção, edição e disseminação de informações. Da conferência, surgirão encaminhamentos para a I Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, chamada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), que ocorrerá de 18 a 20 de abril, em Brasília.
Participaram da reunião: Laura Santos Rocha (vice-presidenta do SINDJORS); Márcia Fernanda Martins (diretora do SINDJORS); Maria Luisa Pereira de Oliveira (Sempre Mulher); Jeanice Dias Ramos (Comissão de Ética do SINDJORS); Lara Werner (Observatório da Violência Obstétrica); Vera Daisy Barcellos (presidenta do COMDIM/Poa); e Marcia Camarano (jornalista).
Imprensa / Sindjors