A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM/POA), Vera Daisy Barcellos, encontrou-se com o secretário municipal de Relações Institucionais de Porto Alegre, Kevin Kriger, na manhã desta sexta-feira, dia 24, na Prefeitura da cidade (Praça Montevidéu, nº 10).
O COMDIM pediu para que o encontro fosse realizado para tratar da sua busca por um espaço fixo de trabalho. "O COMDIM tornou-se itinerante, o que dificulta o seu funcionamento. Já teve salas no Centro de Saúde Santa Marta, no Mercado Público, na Prefeitura Nova, na Galeria Malcon e, mais recentemente, na Secretaria Municipal da Juventude", afirmou Vera Daisy, que destacou a falta de condições de trabalho da última sala, entregue recentemente para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. "Temos urgência numa solução porque existe muito trabalho a ser feito", reforçou.
A presidenta entregou ao secretário um documento com a história dos 21 anos de existência do Conselho e relatou as dificuldades que enfrenta desde que foi empossada, em dezembro de 2014, pois não há recursos materiais e humanos necessários para o funcionamento do órgão.
Kriger destacou que o momento atual na administração municipal é de conhecimento das estruturas e adiantou que o COMDIM está ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, comprometendo-se a agendar uma reunião com a titular da pasta, Maria de Fátima Záchia Paludo. Ele afirmou que a saída ideal seria que todos os conselhos da área social pudessem ser abrigados num único local.
Kriger também disse que pedirá para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gomes, manter o COMDIM na sala da rua João Alfredo até que uma solução definitiva seja encontrada.
A reunião contou com a presença de diversas conselheiras e apoiadoras do COMDIM, da coordenadora Municipal do Povo Negro, Samanta Nunes, e das vereadoras Fernanda Melchionna e Nadia Gerhard.
Imprensa / Sindjors